O que é Agroturismo
O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim
O que é Agroturismo?
Não se pode negar que o agroturismo é intrínseco ao turismo rural, e isso se pode afirmar pelas práticas da realidade brasileira.
No que se refere ao conceito (que inclusive, já foi e é ainda questionado por alguns autores, na teoria, no modo teórico aliado à realidade da prática, a atividade de agroturismo pode ser definida como:
“Uma atividade de exploração agrícola e/ou de criação de gado, aliada ao turismo rural como atividade complementar de renda familiar e geração de emprego nas comunidades locais”.
Para facilitar o entendimento do leitor, na prática, quando são realizadas visitas turísticas às fazendas rurais que possuem atividades agrícolas e de criação de gado, o turista paga um valor pela entrada (ingresso da visita) e ainda experimenta a degustação do produto, já extraído diretamente do próprio plantio local com a possibilidade de comprar o produto adquirido localmente na própria fazenda.
Esse mesmo produto que era anteriormente só produzido pela agricultura de subsistência, de- pendendo do porte da fazenda e da estrutura de sua produção, distribuição e logística, poderá ser ou não comercializado nos mercados locais.
Tais atividades são realizadas de forma estruturada, levando em conta o tamanho das fazendas, normalmente de pequeno e médio porte , que necessitam, do apoio dos grupos de visitas turísticas abertas ao publico (brasileiros e estrangeiros), para contribuir com o desenvolvimento local, na medida em que gerará emprego e renda (conforme a demanda) como forma de contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas dessas comunidades locais.
O roteiro é realizado por agências especializadas em turismo rural, normalmente para grupos e inclui visitas às fazendas do século XVIII e XIX (sendo algumas gravadas pela rede globo em novelas e seriados) com cerca de no máximo três horas de distâncias por trecho podendo ser realizadas inclusive aos finais de semanas com finalidade turística e/ou estudantil.
O programa em algumas dessas fazendas envolve visita à casa grande, senzala, demonstração do cultivo de plantio, relato da história, visita à fazenda e/ou almoço e quando necessário com guia ou monitores bilíngue.
Por Maria Paula Veridiana Miranda, Relações Públicas e Máster em Administração de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing( ESPM) e proprietária da MPVMeventur, prestadora de serviços especializada em eventos ,viagens e turismo nos segmentos de turismo rural e agronegócios.
O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim